+55 11 4153 3399 | 4153 6949 contato@phisystems.com.br

Menu

untitled

Artigo: Chão de fábrica garante lucro e produtividade com metas programadas

By In PhiSystems na Imprensa On novembro 06, 2014


* Por Leandro Coeli

A concorrência das indústrias nacionais nunca foi tão forte como nos dias atuais. O Brasil possui mais de 310 mil indústrias, com receitas líquidas que chegam a R$ 2,2 tri, o que responde por 68,2% da receita total, que estão ofertando seus produtos aqui e fora do país.

Então, chegou o momento das indústrias planejarem suas as ações de 2015. E esta não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de produção, pois tudo depende da sua estabilidade no mercado – que nem sempre é previsível – e das adversidades costumeiras de toda produção. Este setor da indústria lida com muitos tropeços ao longo de um ano e saber se precaver é o grande segredo.

20% dos problemas de produção são responsáveis por 80% das perdas ocorridas num período. Existem várias razões que impedem um recurso de operar com boa performance, entre elas paradas por falhas de maquinário; ociosidade; pequenas paradas que ocorrem durante a produção e velocidade reduzida.

Identificar estas perdas de produção e bloquear as causas é a maneira mais rápida e direta de se aumentar a produção e a lucratividade da empresa. Para que isso ocorra é imprescindível que a tecnologia esteja diretamente ligada a produção.

Tendo a tecnologia aliada a essas medidas, os resultados serão de mais transparência, melhor gestão, integridade, evitando fraudes e manipulação de dados. Além disso, a indústria obtém ganhos secundários como redução de custos e agilidade.

O uso de ferramentas próprias é capaz de inúmeros benefícios, que somados garantem aumento da velocidade média de trabalho; melhoria da qualidade dos produtos, redução de custo de produção; aumento da margem de lucro e maior agilidade na gestão da produção. Itens de grande importância para o sucesso demanda de produção.

Então, a palavra de ordem para as indústrias em 2015 é investimento em tecnologia e planejamento. Sem dúvida, esse será o grande aliado das fábricas para qualquer imprevisto de mercado, podendo destacar-se frente aos concorrentes.

* Leandro Coeli é diretor da Phisystems, fábrica de software e parceira oficial InduSoft. Mais informações www.phisystems.com.br