+55 11 4153 3399 | 4153 6949 contato@phisystems.com.br

Menu

imagesCB4ZJ6M4

Industrias garantem produção com operação em redundância

By In Blog On setembro 30, 2014


As operações industriais não podem parar. Em muitos casos devem produzir 24 horas por dia, 7 dias por semana. O prejuízo que uma fábrica leva quando a produção é interrompida por algum motivo pode levar à perda de milhões de reais em minutos.

Na área de TI é muito comum pensar em alta disponibilidade, mas o mesmo não corre nas fábricas. Este conceito de alta disponibilidade já é usado em bancos, empresas aéreas e qualquer outra empresa onde a operação de tecnologia não possa parar. Agora é a vez das grandes industrias olharem para esse conceito em sua segurança e conectividade e no seu ERP, afim de evitar prejuízos e descontroles produtivos.

A PhiSystems disponibiliza sistemas que permitem a implantação de alta disponibilidade e controle de produção com supervisórios, operando em redundância. “Frequentemente observamos operações em chão-de-fábrica, onde um software supervisório é executado em apenas um computador. Se este computador para, a produção pode parar também. Neste caso é importante que os sistemas sejam implantados com redundância, isto é, dois supervisórios presentes em uma mesma operação, sendo um ativo e outro passivo. O passivo só entra em ação em caso de indisponibilidade do primeiro”, explica Leandro Coeli, diretor da PhiSystems.

Este sistema garante que a empresa não diminua seus lucros em caso de ‘desastre’. “Os custos de atuar preventivamente são menores do que atuar em um problema quando já se tornou uma emergência”, conclui Coeli.